Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Bolo do Angry Birds!

Alguém mais aí gosta de confeitaria?
Bem resolvi começar a compartilhar o que tenho experimentado. Foi encomendado um bolo de 1 kg, de brigadeiro, com decoração dos Angry Birds. Nunca tinha ouvido falar no jogo (começo a sentir o peso da idade... sou dessas do século passado que não faz ideia  de como usar a internet no celular). Enfim, a cliente me passou essa foto pra servir de base:
Essa foto foi tirada do Blog "Sugar Obsession" de Ana Sakamoto, de um bolo muito bonito que ela fez.
É um bolo bem cheio de detalhes, e meu primeiro erro foi não ter vislumbrado muito bem o tamanho total do bolo (de apenas 1kg) antes de começar a fazer as decorações.
Comecei a fazer os passarinhos, porquinhos, letras e pedaços de madeira que protegem os porquinhos um dia antes, pois a pasta americana é bem macia quando modelamos, e depois vai secando e ficando mais dura, então é sempre bom deixar tudo secar bem antes de decorar o bolo.
O bolo também foi feito antes, pois é necessário que ele seja recheado e fique na geladeira até endurecer bem, e depois fique fora da geladeira até atingir a temperatura ambiente antes de começar a cobri-lo com a pasta. E pasta americana não vai á geladeira (ou seja: não faça um recheio que estraga fácil, e não faça muito antes do dia de comê-lo!)

O segundo erro deste bolo foi a massa escolhida. Pessoal, sejamos francos, bolo de pasta americana é mais feito pra ser bonito do que pra ser gostoso! Eu quis fazer um pão de ló de chocolate e deixá-lo bem molhadinho, mas isso resultou numa massa muito fofa, ou seja, um bolo não tão firme e liso... acabou ficando mais irregular.  O melhor mesmo é fazer uma massa mais firme, e não molhá-lo muito.


As laterais do bolo reproduzem o jogo... como o tamanho dos personagens ficou um pouco grande pra altura do bolo, isso limitou as "cenas".








O estilingue é uma peça grande e alta. Para montar peças desse tipo, é necessário um suporte, além de montar com antecedência e deixar secar bem (pois senão fica macio e fica "achatando"). Quando o bolo é para crianças você pode usar espaguete cru, que pode ser comido sem problemas, ou então podem ser usados palitos de dente, por exemplo. Como o bolo estava fofo, foi necessário que o suporte entrasse dentro do bolo e atingisse o pratinho, assim o estilingue não ficou afundando o bolo. 
A tira elástica do estilingue também teve que secar bem antes de colocar o estilingue na posição vertical, ou ela poderia arrebentar.


Ah, as letras do nome do aniversário e da palavra parabéns foram desenhada e cortadas com faca mesmo, depois pintadas com corante em gel. No blog da Ana Sakamoto ela disse ter usado uma máquina que corta pasta americana (Cricut Cake) para fazer as letras dela... quem sabe um dia eu tenha uma hehe...

Bem no final tudo deu certo e bolo ficou bonito né?






Nenhum comentário:

Postar um comentário