Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Docinhos de leite em pó

Quem não gosta de docinho de leite em pó?
E é tão fácil de fazer!
Acho também que todo mundo já deve ter visto aqueles docinhos mimosos em formato de frutinhas, que são pintados com parafina comestível... uma graça, dá até dó de comer...
Na festa da criançada viram sensação: formato de bichinhos, de personagens, enfim, do que eles quiserem!
Quem quiser então se arriscar nos docinhos personalizados, aqui vai minha receita:

Ingredientes:
- Uma medida de leite em pó (de preferência instantâneo... uso leite ninho ou itambé)
- a mesma medida de açúcar (se quiser fazer docinhos em formatos, prefira o açúcar impalpável, pois a massa ficará mais lisinha... se for só pra fazer bolinhas, pode ser o açúcar refinado)
- Leite de coco ou leite condensado

- Corantes para fins alimentícios (se quiser decorar os docinhos. Se quiser fazer só as bolinhas mesmo, não precisa, pode apenas passá-las no açúcar  ou coco ralado)

Modo de fazer:
Misture num recipiente grande o leite em pó e o açúcar, e então vá colocando aos poucos o leite de coco ou leite condensado e amassando bem pra ver se deu o ponto. Amasse bem a cada adição pra ver se deu o ponto, senão fica muito grudento. O ponto é quando vira uma massinha que você é capaz de modelar, sem grudar na mão.
Para modelar, deixe ao lado um recipiente com água filtrada, pra você ir molhando (um pouquinho só) a mão, se necessário, pra não grudar o doce nas mãos. Se a mão for ficando muito grudenta, lave e seque antes de continuar.
Se quiser fazer bolinhas, basta passar as bolinhas no açúcar cristal ou coco ralado e colocar em forminhas de brigadeiro.
Se quiser fazer personagens, divida a massa em tantas porções quanto as cores que irá utilizar, e misture a massa com o corante que desejar, amassando até que a cor se torne uniforme. Use a criatividade para inventar formas. Se a massa estiver um pouquinho grudenta, basta um pouquinho de pressão pra colar as "partes" dos personagens (como braços, cabeça, olhos, nariz, etc). Se não estiver grudando bem, utilize um tiquinho de água pra colar as pecinhas, com auxílio de um pincelzinho (utilizado só pra isso) pra não fazer muita meleca (basta uma pinceladinha). Trabalhe rápido, pois o doce começa a ficar ressecado e quebradiço (deixe o que não estiver usando num saquinho fechado e vá pegando as porções aos poucos).
Cortadores de biscoito de diversos formatos podem ajudar a criar formas, como flores, corações, folhas, etc. Estecas (que são utilizadas pra modelar biscuit ou pasta americana) também auxiliam a dar formas mais precisas.
Se quiser fazer pequenas decorações para outros doces, como brigadeiros ou beijinhos, estenda o doce com auxílio de um rolo num balcão limpo (o doce não pode estar grudento... se estiver grudando no rolo ou no balcão, Polvilhe açúcar impalpável para que não grude). Então utilize cortadores de biscoito pequenos, nos formatos desejados (florzinhas são ótimas opções). Depois é só colocar o confeito que você fez sobre o brigadeiro ou beijinho e apertar com uma leve pressão para que grude.
Caso queira pintar detalhes nos doces, como olhos, boca, etc, pode usar o corante em gel diretamente, com auxílio de um pincel. Mas use pouco corante no pincel, ou a cor ficará muito escura, e espete o doce num palito de dente pra conseguir pintar ele todo sem borrar a pintura com as mãos. Depois deixe-o secar por algumas horas.
   Os docinhos devem ser guardados em recipientes bem fechados. Pode ser guardado desta forma
por no máximo 5 dias. Também é possível congelá-los, mas deixe-os separados uns dos outros pra que não grudem, e quando for descongelar, deixe-os em recipiente aberto e separados uns dos outros, pois podem ficar um pouco melecados. Deixe-os secar um pouco com o recipiente aberto.
Coloque os docinhos em forminhas de brigadeiro nos tamanhos adequados. Será um sucesso, com certeza!